Lombriga: saiba se você pode estar com Ascaridíase!

Lombriga: conheça a ascaridíase

1. O que é a lombriga/Ascaris?

A lombriga é um verme cilíndrico que parasita o homem. Normalmente ela não causa sintomas expressivos, mas pode gerar alterações intestinais e, em casos graves, gerar obstrução intestinal ou até mesmo pulmonar que podem levar à morte. O diagnóstico costuma ser clínico e o tratamento simples. Apesar da grande redução de casos de parasitoses intestinais, relacionada à melhora da cobertura nacional com relação ao saneamento básico, ainda é possível identificar casos de Ascaris pelo Brasil. Continue lendo para saber mais!

2. Lombriga/ascaris: como posso ser infectado?

Condições sanitárias precárias, pobreza e falta de higiene são especialmente relevantes quando falamos de vermes intestinais como a lombriga/ascaris. Esse é o contexto que leva à contaminação pelas lombrigas, uma vez que ela depende da ingestão de ovos dos parasitas, os quais normalmente estão presentes em alimentos e água contaminada com fezes humanas de pessoas infectadas. Lembrando que esses ovos permanecem viáveis por um período de até 20 dias e que uma fêmea pode produzir cerca de 200 000 ovos por dia!

3. Quais os sintomas da presença de lombriga/ascaris?

A primeira suspeita deve surgir quando o paciente não possui boas condições sanitárias, sendo, portanto, um indivíduo de risco para parasitoses intestinais. Além disso, sintomas intestinais e pulmonares podem sugerir a presença de lombriga, os principais sintomas do aparelho gastrointestinal são: 

  • dor ou desconforto abdominal
  • diarreia
  • náuseas 
  • perda de peso

Além das manifestações pulmonares, oriundas do próprio ciclo pulmonar como:

  • Broncoespasmo
  • Hemoptise – tossir sangue
  • Pneumonite – uma inflamação pulmonar

Em casos graves pode haver a obstrução intestinal, pulmonar, pancreatite aguda, colecistite e abscesso hepático, isso acontece normalmente quando há a presença de muitas larvas, pela ingestão de muitos ovos do verme.

4. Como é realizado o diagnóstico de lombriga/ascaridíase

O diagnóstico das lombrigas é eminentemente clínico. Isso significa que não são necessários testes ou exames especiais para ser realizado. No entanto, é possível solicitar o parasitológico de fezes para identificar os inúmeros ovos que as fêmeas depositam e, no caso da obstrução intestinal, a realização de um raio X de abdome, que possivelmente demonstrará um padrão nomeado como “miolo de pão”, que é o bolo de ascaris, local em que se encontram um grande número de lombrigas, impedindo o trânsito intestinal normal.

5. Lombriga/ascaridíase: conheça o tratamento:

Após o diagnóstico da presença da lombriga/ascaris, o tratamento costuma ser muito simples, com o Albendazol em dose única ou o Mebendazol por 3 dias.

 É importante ressaltar que podem ser realizados outros esquemas de tratamento que permitem a cobertura de outros tipos de verminoses intestinais, principalmente para indivíduos em que será difícil o acompanhamento ou que estejam especialmente expostos à condições de risco para infecção.

 Outras opões podem ser utilizadas para caso haja a obstrução intestinal, como a utilização de óleos minerais para ajudar no deslizamento dos vermes para fora do aparelho digestório.

6. Lombriga/ascaris: os cuidados além do tratamento:

Medidas de educação em saúde e de investimento no saneamento básico são essenciais para evitar a disseminação dessa doença. Além disso, certos cuidados como evitar a ingestão de alimentos crus ou mal-cozidos, uma atenção redrobrada ao realizar a higiene de frutas e verduras que serão consumidos in natura podem ajudar na redução da incidência da doença.

7. Lombriga/ascaridíase: Como uma infectologista pode te ajudar

O infectologista é o médico especializado em doenças infectocontagiosas, tais como as ISTs. Como infectologista, além de realizar os atendimentos presenciais em Curitiba-PRdecidi realizar atendimentos online. Nessa plataforma posso lhe atender em qualquer lugar do Brasil. Agende uma consulta caso precise de atendimento relacionado a infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais, vacinação, parasitoses (como as lombrigas/ascaridíase) e outras doenças infecciosas. Estarei lhe esperando para uma consulta. Para agendar basta clicar no botão abaixo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja em vindo ao meu site! Me chamo Thatiane Nakadomari e sou especialista em infectologia!

Caso deseje agendar uma consulta, clique no botão a baixo!

Sumário

Posts que podem te interessar!

Cuidados com ferimentos

Cuidados com ferimentos: saiba o que fazer

Como infectologista, saliento a importância dos cuidados simples com ferimentos para prevenir complicações e promover uma recuperação rápida e segura. Pequenos gestos de cuidado podem

Infecções gestacionais

Infecções Gestacionais: cuidados na gravidez

Como infectologista, estou comprometida em fornecer informações atualizadas e conselhos sobre como navegar com segurança pelas preocupações com infecções durante a gravidez. Através de cuidados