O que faz um Infectologista?
O infectologista é o médico responsável pelo tratamento das doenças infecciosas. Ou seja, o médico infectologista é especialista no tratamento de infecções, sejam elas bacterianas, virais ou fúngicas.
Para me tornar infectologista foi necessário muitos anos de estudo. Confira a baixo um pouco da minha trajetória:
• Entre os anos de 2000 e 2005 fiz minha graduação em Medicina, na
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
• Após me formar, em 2008 ingressei na Residência Médica de Infectologia, em um instituto de referência nacional, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Foram 3 anos de residência para concluir minha formação e me tornar especialista em Infectologia.
Hoje já possuo mais de 10 anos de prática médica na área de infectologia, tendo trabalhado em diversos serviços médicos.
Como você pode reparar, para que eu, e qualquer outro profissional, viesse a se tornar um infectologista, é necessário estudar 6 anos de medicina, 3 anos de residência em médica na área de infectologia. É claro, após obter o título de infectologista os estudos não param, na verdade, estão só começando.
Sendo assim, são ao menos nove anos de estudos para o profissional estar habilitado e possuir o título de infectologista.
O médico infectologista trata quais doenças?
O médico infectologista é responsável por tratar e prevenir todas as doenças infectocontagiosas. Ou seja, ele é o médico que estuda e atua combatendo aquelas doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.
Sendo assim, centenas de casos podem ser resolvidos por um médico infectologista. Apesar disso, algumas doenças acabam sendo mais comuns no consultório do infectologista, como por exemplo Síndrome pós-covid, infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS.
Além disso, como comentei anteriormente, como médica infectologista também atuo na prevenção de doenças. Para isso, um dos nossos maiores aliados é a vacinação, que pode ser prescrita por esse especialista. Além disso, pessoas que pretendem viajar para certas regiões, muitas vezes necessitam de vacinas especiais tanto para se proteger, quanto para respeitar a legislação vigente da localidade que pretende visitar, tornando indispensável a consulta com o infectologista.
Por fim, para aquelas pessoas que encontram-se em maior risco de contrair o HIV, atuo trabalhado com a prescrição de medicamentos que diminuem a chance de contaminação do vírus, a chamada PREP.
Infectologista em Curitiba
Ao procurar por um bom infectologista, é necessário que você leve em conta a formação acadêmica realizada pelo profissional. Entretanto, apenas um bom currículo não é sinônimo de um bom atendimento, sendo assim, é crucial que você analise a forma com que esse médico trata seus paciente. Por isso, quando procurar um infectologista, busque garantir que você será bem tratado e terá seus questionamentos respondidos com paciência e delicadeza.
Quem nunca chegou e saiu de uma consulta com a impressão que não foi ouvido? Além de frustrante é uma situação cada vez mais comum.
Com tudo cada vez mais pragmático, impessoal, automático, as próprias relações médicas perderam sua essência: um indivíduo ajudando o outro com o seu conhecimento!
Sabendo disso, decidi realizar um atendimento diferente!
Na nossa clínica, prezamos por resgatar esse princípio, trazendo discrição, acolhimento e contato humano. Tudo com profissionalismo garantido por uma equipe unida para resolver o seu problema.
Infectologista perto de mim
Se você é de Curitiba ou região, estou aqui para te ajudar! Minha clínica fica localizada em Curitiba na Rua Padre Anchieta, 2050. Além disso, caso prefira, eu ainda atendo on-line!
Para agendar uma consulta basta clicar no botão a baixo ou ligar para: 04133392060