Hoje, vamos explorar juntos o emocionante mundo das doenças virais comuns, como verdadeiros aventureiros em busca de maneiras de nos proteger contra esses ataques invisíveis. Prontos para essa jornada?
Nesse texto abordarei brevemente o panorama das infecções virais, confira!
1. Desvendando as Doenças Virais: O Que São Elas?
Imagine as doenças virais como os intrusos invisíveis que tentam entrar em nossa fortaleza, nosso corpo. Eles são como os “invasores” que querem causar estragos em nosso sistema. Essas doenças são causadas por vírus, que são como pequenos “vilões” que tentam se apoderar das nossas células e nos deixar doentes. As infecções virais são responsáveis pela grande maioria dos atendimentos devido a infecções, as quais acontecem principalmente no trato respiratório e intestinal.
2. Prevenção: flechas contra as Invasões Virais?
Para explicar a grande importância da prevenção contra as infecções podemos ilustrar da seguinte maneira: vamos imaginar que somos arqueiros habilidosos, e nossa melhor arma contra as doenças virais, nosso arco, é a prevenção. Nesse contexto, lavar as mãos é como guardar flechas para utilizar contra possíveis inimigos que venham a invadir nosso corpo, para se defender de vírus específicos.
De nada adianta o arco sem as flechas. Mas mesmo com o arco e com as flechas, ainda sofreríamos muitas perdas em um ataque sem a habilidade necessária para contra-atacar. Nesse sentido existem as vacinas, que são como um treinamento para o seu corpo, para que, frente a uma ameaça, consiga revidar com força total!
3. Infecções Virais Comuns: Quem São os Vilões?
Agora, vamos explorar algumas das principais infecções virais comuns que eu, Dra. Thatiane Nakadomari, costumo enfrentar em minha prática diária da medicina e da infectologia. Vou guiá-los por algumas delas:
3.1 Gripe: a mais famosa das infecções virais
A gripe é causada pelo vírus da influenza, e é transmitida principalmente nos meses frios, ela nos deixa cansados, com febre e dores no corpo. Mas não se preocupem, temos vacinas que nos ajudam a nos proteger desse invasor sazonal.
3.2 Infecções virais: herpes
O herpes é causadora de feridas nos lábios ou região genital. Ele pode aparecer quando nosso sistema imunológico está fraco. Com tratamento, podemos controlar essas feridas e minimizar os sintomas.
3.3 Infecções virais: diarreia infecciosa
Durante os meses mais quentes, principalmente em locais como creches ou azilos, ou mesmo em locais em que a higiene não é a adequada. Os vírus causadores de diarreia se manifestam, causando muito desconforto.
3.4 Infecções virais: conjuntivite viral
As infecções da conjuntiva, parte branca do olho, podem ser muito incômodas e também são causadas pelos vírus.
3.5 Infecções virais: HIV e AIDS
Um dos vírus mais conhecidos, com consequências mais graves é o vírus HIV. Apesar de não causar danos diretos ao nosso corpo, esse vírus pode afetar nosso sistema imunológico, abrindo portas de entrada para infecções virais, bacterianas e fúngicas com complicações gravíssimas.
3.6 Infecções virais: COVID-19
Com a terrível pandemia que aconteceu nos últimos anos, essa doença viral dispensa apresentações, clique aqui caso queira entender mais sobre os impactos deixados por essa doença!
4. Diagnóstico das infecções virais
O diagnóstico das infecções virais incluem principalmente o exame clínico de um médico experiente, analisando a história trazida pelo paciente, em associação com um exame do corpo minucioso para observar as lesões.
Além disso, outros métodos que permitem identificar moléculas e material genético viral podem ser solicitados para os casos mais graves.
5. O tratamento das infecções virais
Não existe um tratamento para todas as infecções virais.. No contexto da medicina, conhecemos milhares de doenças virais, causados por uma variedade enorme de cepas, as quais realizam mutações genéticas diariamente. Esse é um dos grandes desafios da medicina. Por isso, o tratamento de cada indivíduo manifestando uma doença infecciosa deve ser individualizado.
Caso tenha alguma dúvida ou suspeite de uma infecção, não deixe de marcar sua consulta clicando pelos botões espalhados pelo meu site!