Saiba se possui Hepatite B: Transmissão e manejo da doença

Hepatite B

1. Conheça mais sobre a hepatite B

A hepatite B é uma doença viral, causada por um vírus de DNA de dupla fita com diversos subtipos (no Brasil A1, A2, F2a e F4), que atinge o fígado. É uma doença ainda prevalente no Brasil e possui transmissão por meio de contato parenteral com fluidos como sangue e sêmen. Essa doença demanda um cuidado especial devido às suas repercussões para a saúde de quem se contamina e por isso deve ser abordada. 

 Além de ser uma doença muito comum, ela possui características que a tornam um problema especialmente perigoso. Um exemplo é o fato da Hepatite B ter um diagnóstico tardio, muitas vezes depois de décadas de transmissão e possuir uma capacidade oncogênica. Ou seja, é uma doença silenciosa que pode evoluir com consequências catastróficas tais como o desenvolvimento de câncer ou a falência hepática, demandando para muitos casos o transplante de fígado. Continue lendo para entender essa situação.

2. Perigos da Hepatite B

Aproximadamente uma em cada 3 pessoas já se expôs ao vírus da hepatite B e, apesar de ser uma doença que na maioria das pessoas acaba se resolvendo espontaneamente, sem necessidade de tratamento, ela pode evoluir para o curso crônico gerando danos progressivos ao tecido do fígado.

Além disso, é importante salientar que esse vírus é uma das grandes causas de transplantes hepáticos e que causa aproximadamente 780.000 óbitos por ano em todo mundo. Dessa maneira, a doença impacta diretamente os sistemas de saúde pública e a qualidade de vida da população.

3. Como acontece a contaminação pelo vírus da Hepatite B?

O vírus da hepatite B é transmitido de forma parenteral, ou seja, necessita o contato por:

– Agulhas;

– Seringas;

– Material de manicure e pedicure, tatuagens, procedimentos cirúrgicos contaminados;

– Relações sexuais desprotegidas.

Além disso, podemos salientar também a transmissão vertical, que acontece da mãe para o filho durante a gestação. Essa condição em especial causa uma maior chance de doença crônica que, como salientei anteriormente, pode culminar em câncer ou doença renal.

3.1 Curiosidade sobre o vírus HBV

O vírus da hepatite B pode ficar “vivo” fora da célula por longos períodos, acredita-se que pelo menos por uma semana. Por isso são tão importantes as medidas de higienização de produtos que levam ao contato direto com os nossos fluidos, tais como o aparato de manicure, pedicure e agulhas para realização de tatuagem.

4. Diagnóstico do vírus da Hepatite B

Como salientei anteriormente, esse vírus pode ficar imperceptível por décadas, assim o acompanhamento e o diagnóstico muitas vezes está relacionado com exames de sangue relacionados à exposição, as sorologias que serão recomendadas a partida consulta com um Infectologista!

Alguns sintomas, no entanto, podem ser percebidos, tais como:

– Fadiga e mal-estar;

– Falta de apetite;

– Dores e inchaço abdominal;

– Icterícia (cor amarelada da pele);

– Urina escura e fezes claras;

Caso sinta algum desses sinais é importantíssimo a procura de ajuda médica!

5. O tratamento para o Vírus da Hepatite B

em 90% dos indivíduos que são expostos à Hepatite B a cura é espontânea. No entanto, pode haver a chance de infecção crônica que culmina em perda da função hepática ou câncer. 

Os pacientes que necessitam tratamento são aqueles possuem uma infecção cronificada, que possuem história de câncer familiar ou prévio ou que possuam doenças hepáticas graves.

Os tratamentos incluem alguns medicamentos que atuam no sistema imune do paciente ou no vírus e devem ser escolhidos após uma consulta com um infectologista!

Por que consultar um infectologista para o tratamento da Hepatite B?

O infectologista é o especialista que lida com as principais doenças infecciosas, inclusive as hepatites virais. Para o diagnóstico da hepatite B são necessários exames específicos de sangue, as sorologias que demandam conhecimento sobre a história natural da doença e experiência. O tratamento para as doenças crônicas utiliza medicamentos menos comuns e que também precisam ser escolhidos de forma individualizada, tendo em vista as características de cada indivíduo.

Suspeita ou sabe que possui a doença? Agende uma consulta clicando no botão abaixo! Sou uma infectologista que atua em curitiba, mas também ofereço meus serviços na plataforma online, por meio das teleconsultas!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja em vindo ao meu site! Me chamo Thatiane Nakadomari e sou especialista em infectologia!

Caso deseje agendar uma consulta, clique no botão a baixo!

Sumário

Posts que podem te interessar!

Cuidados com ferimentos

Cuidados com ferimentos: saiba o que fazer

Como infectologista, saliento a importância dos cuidados simples com ferimentos para prevenir complicações e promover uma recuperação rápida e segura. Pequenos gestos de cuidado podem

Infecções gestacionais

Infecções Gestacionais: cuidados na gravidez

Como infectologista, estou comprometida em fornecer informações atualizadas e conselhos sobre como navegar com segurança pelas preocupações com infecções durante a gravidez. Através de cuidados