1. Conheça a Gonorreia
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST). Isso significa que ela é transmitida e se dissemina por meio do contato sexual desprevenido. A apresentação da gonorreia pode ser assintomática ou também produzindo sintomas de acordo com o gênero do indivíduo.
Nas mulheres pode haver a cervicite, que é a inflamação que pode produzir a doença infecciosa pélvica (DIP), além da secreção de conteúdo abundante, purulento e fétido.
No homem costuma produzir prurido (coceira), ardência ao urinar além da secreção do corrimento fétido.
O diagnóstico costuma ser simples e demanda o uso de antibióticos para eliminar a bactéria do organismo. Continue lendo para mais detalhes!
2. Qual a causa da Gonorreia?
A gonorreia é causada por uma bactéria que se dissemina no trato genital de homens e mulheres. O agente etiológico é a Neisseria gonorrhoeae e ela contamina apenas seres humanos. Essa bactéria precisa de 2 a 5 dias para conseguir manifestar os primeiros sinais.
3. Saiba alguns outros nomes para a Gonorreia!
A gonorreia pode ser conhecida também por alguns outros nomes, confira abaixo:
- Blenorragia ou blenorreia.
- Pingadeira
- Gota matutina
- Gono
- Uretrite gonocócica
4. Sintomas da Gonorreia
A gonorreia costuma produzir sintomas característicos e de fácil identificação, aqui descrevo um pouco da manifestação natural da doença em homens e mulheres. Confira!
4.1 Gonorreia no homem
A gonorreia no homem é muito comum, sendo uma das principais causas de uretrite, inflamação da uretra que é o conduto final da urina para fora do corpo. Normalmente o quadro inicia com a ardência ao urinar, seguida de corrimento claro que vai se tornando mais espesso e fétido (parece um pús). A febre pode estar presente, além de sintomas urinários como vontade constante de urinar (polaciúria), sensação de não esvaziamento completo da bexiga (plenitude vesical) e a ardência já citada.
4.2 Gonorreia na mulher
Na mulher existem maior número de casos assintomáticos. No entanto, pode haver a disúria, a dor durante as relações sexuais (dispareunia), corrimento vaginal e inflamação do colo do útero. O maior risco está relacionado à fertilidade, uma vez que a disseminação dessa bactéria pode gerar repercussões no trato genital interno feminino e em mulheres grávidas, já que o bebê pode entrar em contato com as bactérias, principalmente no momento do parto. Continue lendo para entender!
5. Diagnóstico da Gonorreia
O diagnóstico da gonorreia pode ser realizado por um médico por meio do exame clínico, que consiste na conversa com o médico e também exame físico da região genital acometida, e também com alguns exames, tais como a observação direta das bactérias em microscópio a partir de uma amostra corada (teste de coloração de Gram) ou pela cultura da bactéria.
6. A gonorreia pode complicar? Procure tratamento!
Além dos sintomas desagradáveis que a doença pode causar, existem agravos importantes da doença que devem ser evitados!
Nas mulheres pode haver a DIP que é uma das causas de infertilidade em mulher, e, para gestantes, pode haver a contaminação do bebê, principalmente dos olhos.
Nos homens a infecção pode se disseminar pelo corpo podendo gerar diversos tipos de sintomas, casos mais graves devem ser abordados por ajuda especializada!
7. Tratamento da Gonorreia
A gonorreia é tratada com antibióticos, medicamentos que eliminam as bactérias causadoras dos sintomas, e sintomáticos, medicamentos para aliviar o desconforto, esses medicamentos devem ser prescritos por um médico. Por esse motivo é essencial procurar ajuda especializada. Cuide da sua saúde!