Botulismo

Botulismo

Quem já ouviu falar sobre o botóx? Essa modalidade de tratamento estético já está no mercado há algum tempo e utiliza a toxina botulínica, uma mesma toxina que pode ser letal quando consumida em quantidades mínimas, sendo motivo de grande preocupação, principalmente pelos órgãos que fiscalizam alimentos, principalmente as conservas e produtos enlatados. O botulismo NÃO É A DOENÇA, mas sim o efeito neurotóxico da toxina botulínica, Continue lendo para entender mais!

1. Como se instala o botulismo?

O botulismo acontece devido à exposição, normalmente alimentar, da toxina botulínica produzida por uma bactéria que precisa de ambientes anaeróbico, tais como os que existem em alimentos enlatados contaminados pela bactéria Clostridium botulinum. É importante salientar que pequenas doses dessa toxina possuem um poder intenso, principalmente devido ao seu efeito neurotóxico.

1.2 Principais alimentos contaminados

Como comentei no tópico anterior, os alimentos enlatados ou as conservas são os principais focos de contaminação. Nesses locais não existe presença de grandes quantidades de oxigênio e por isso as bactérias se reproduzem com facilidade. Alguns alimentos comuns são:

  • Conservas: pepino, picles, palmito.
  • Produtos cozidos: salsicha, presunto, carne de lata.
  • Pescados defumados, salgados e fermentados
  • Produtos enlatados.

1.2 Botulismo: suspeita de contaminação

Uma boa forma de suspeitar da contaminação é por meio da análise dos prazos de validade, local de conservação, aspecto do recipiente e também da presença de ar excedente que pode até mesmo “estufar a tampa” das conservas.

1.3 Outras formas de contaminação pela toxina botulínica

O botulismo pode se instalar sem o consumo de alimentos, isso acontece por meio de ferimentos e também pela forma intestinal.

2. Botulismo: quanto tempo leva para surgirem os sinais?

Quando a contaminação é alimentar, o efeito da toxina acontece logo após a contaminação, podendo surgir entre 2 horas até 10 dias. O mais cocmum é que surja nas 12 a 36 primeiras horas.

3. Botulismo: sinais e sintomas

O botulismo alimentar acontece de forma aguda, como explicado no tópico anterior e pode gerar manifestações logo após o consumo da toxina e gera sinais como:

  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor de cabeça
  • Vertigem: sensação de que está tudo girando ao redor. 
  • Tontura: sensação de desequilíbrio que pode estar presente em vertigem.
  • Alterações de visão: alguns deles são turvação e confusão.
  • Dificuldade em realizar movimentos.
  • Boca seca.
É importante salientar que sob qualquer suspeita da exposição à essa doença, é vital a procura de ajuda médica, pois o curso pode inclusive ser fatal.

4. Diagnóstico do botulismo

Além de uma história detalhada que geralmente indica consumo de alimentos de risco ou lesões e uma evolução aguda com os sintomas supracitados. Além disso é muito comum que a consciência do paciente esteja preservada. O diagnóstico do botulismo pode levar em conta:

  • Exames de laboratório: pra identificar a toxina e proliferação da bactéria em cultura por meio de amostra de soro e fezes.
  • Outros exames: podem ser solicitados de acordo com o estado do paciente, suspeitas de condições adjacentes e também para verificar o estado do paciente.

5. Tratamento para o botulismo

O tratamento para o botulismo consiste normalmente da internação em regime intensivo – na UTI – do hospital. Lá é possível oferecer o suporte e monitoração do indivíduo além de utilizar o soro antibotulínico (SAB) e antibióticos para eliminar as bactérias que podem ter atingido a corrente sanguínea por meio das escaras geradas pela coceira ou outras possíveis causas para os sintomas.

Infectologista em Curitiba

O médico infectologista é o especialista no tratamento das principais doenças infecciosas. Caso precise de atendimento em Curitiba ou queira uma consulta na forma online, clique no botão abaixo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja em vindo ao meu site! Me chamo Thatiane Nakadomari e sou especialista em infectologia!

Caso deseje agendar uma consulta, clique no botão a baixo!

Sumário

Posts que podem te interessar!

Cuidados com ferimentos

Cuidados com ferimentos: saiba o que fazer

Como infectologista, saliento a importância dos cuidados simples com ferimentos para prevenir complicações e promover uma recuperação rápida e segura. Pequenos gestos de cuidado podem

Infecções gestacionais

Infecções Gestacionais: cuidados na gravidez

Como infectologista, estou comprometida em fornecer informações atualizadas e conselhos sobre como navegar com segurança pelas preocupações com infecções durante a gravidez. Através de cuidados