Você conhece a doença causada pela ameba? Caso não saiba, esse pequeno protozoário que se move por pseudópodes, prolongamentos do seu citoplasma, pode causar importantes doença no nosso corpo, principalmente no nosso trato intestinal. Além disso pode causar infecções generalizadas em situações especiais, levando, inclusive, à morte. O diagnóstico pode ser presumido ou também realizados exames específicos e o tratamento segue esquemas básicos. Para saber um pouco mais sobre a amebíase, seu diagóstico e também o seu tratamento, continue lendo esse texto! Irei explicar de forma simples os principais detalhes sobre essa doença. Vamos lá!?
1. Amebíase: que é uma ameba?
As amebas são os protozoários mais simples. Eles constituem organismos unicelulares que se locomovem projetando seu corpo. Algumas espécies de amebas podem causar doenças importantes, principalmente no nosso trato intestinal, como a Entamoeba histolytica. Por esse motivo é importante tomar cuidado com sintomas de infecção intestinal e ter em mente essa suspeita. Continue lendo para saber mais!
2. Amebíase: conheça como a ameba pode gerar a doença
As amebas costumam atuar como parasitas comensais. Isso significa que elas recebem benefícios em estar no nosso trato intestinal, mas não nos prejudicam. No entanto, algumas espécies em situações especiais podem provocar invasão dos tecidos causando importantes danos ao nosso organismo, tanto locais, sendo mais comum pelas manifestações gastrointestinais como sistêmicas quando atinge a corrente sanguínea se instalando em outros órgãos e manifestando os sinais e os sintomas da amebíase que irei elucidar aqui nesse texto.
3. Como posso desenvolver a amebíase?
A forma de contaminação pela Entamoeba é por meio de alimentos e água contaminados por cistos do protozoário. Dessa maneira é importante também tomar cuidados quando higieniza os alimentos consumidos crus, tais como saladas e peixes. Definimos essa transmissão como fecal-oral. No entanto, é importante salientar que esse contágio pode acontecer em algumas situações como o contato sexual (oral-anal). Por isso é salientado a importância da higiene pessoal, domiciliar e dos alimentos.
4. Quais são os sintomas da amebíase?
O quadro clínico da doença costuma estar relacionado ao desconforto intestinal que pode ser até moderado. Presença de sangue e muco nas fezes – desinteria -, diarreia aguda que pode ser fulminante, podendo haver a presença de febre, calafrios. Além do histórico de exposição, que pode ser averiguado na conversa com o paciente
4.1 Complicações da amebíase
A complicação mais temida e conhecida é quando a ameba atinge a corrente sanguínea e infecta o fígado. A essa situação denominamos abscesso hepático. Em casos ainda mais graves pode atingir os pulmões e até mesmo o cérebro, levando a um risco severo de morte.
5. Diagnóstico da amebíase
Além da presença da clínica sugestiva, com os sintomas gastrointestinais, os parasitas podem ser identificados nas fezes. A forma mais segura de se obter essas amostras é pela colonoscopia ou por meio do aspirado dos abscessos.
Os exames de imagem como a ultrassonografia e tomografia contribuem para a identificação e diagnóstico nos casos em que existe a formação de abscessos, além de facilitar e orientar o aspirado para identificação etiológica.
6. Tratamento da amebíase
Os esquemas terapêuticos para o tratamento da amebíase não são complexos, mas devem ser discutidos com o seu médico! Eles dependem da utilização de antimicrobianos específicos e suporte ao indivíduo. Por esse motivo, é possível realizar o tratamento de forma empírica, ou seja, sem a necessidade do diagnóstico definitivo para o início. A boa resposta ao tratamento, dessa maneira, confirma o diagnóstico.