A tuberculose é uma doença pulmonar causada por uma bactéria incomum o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). Apesar do avanço no tratamento da tuberculose e da campanha vacinal, ainda existem casos no Brasil, principalmente nas faixas etárias produtivas entre 15 e 54 anos.
Nesse texto vou lhe contar um pouco mais sobre essa doença, além de detalhes sobre a vacinação, diagnóstico e o tratamento. Vem comigo!
1. A Tuberculose
A tuberculose é uma doença conhecida desde antes do nascimento de Cristo. No Brasil, a doença foi conhecida já no início da colonização, associada à alimentação inadequada e locais de aglomeração úmidos. Com a industrialização e o aumento das zonas de pobres. Durante o período literário do romantismo, a doença chegou a ser idealizada, sendo causa de morte de grandes artistas, como Castro Alves e Álvares de Azevedo.
2. Contaminação pela Tuberculose
A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, fala, espirro e tosse de pacientes com a doença na fase bacilífera. Com o tratamento a transmissão é reduzida gradativamente. O paciente pode ficar por 4 a 12 semanas até o surgimento das primeiras lesões e sintomas.
3. Sintomas da Tuberculose
A tuberculose afeta principalmente os pulmões, onde gera a maioria dos sintomas, tais como:
- Dor torácica
- Tosse produtiva acompanhada ou não de sangue.
4. Diagnóstico da Tuberculose
Além dos achados clínicos associados também ao histórico de exposição à ambientes fechados e úmidos, alguns testes podem ser realizados para estabelecer a suspeita e o diagnóstico da doença.
Pode ser realizados os exames que analisam o escarro do paciente, tais como a bacterioscopia com procura direta da bactéria com auxílio do microscópio. Além disso podem ser tentadas a implantação desse escarro em uma placa de petri, processo que chamamos de cultura do escarro ou de outras secreções para analisar se há reprodução e crescimento das bactérias.
O exame de raio X permite também auxiliar o diagnóstico, uma vez que as imagens de lesão pulmonar são importantes evidências da doença em curso ou também das sequelas dela.
4.1 Diagnóstico da Tuberculose: a prova tuberculínica.
Indivíduos não vacinados contra a tuberculose e infectados com o vírus HIV podem realizar a prova tuberculínica, que quando positiva, indica a presença da infecção.
Esse teste é realizado com a inoculação de líquido contendo uma subespécie da tuberculose no tecido subcutâneo, quando positivo uma pequena área pálida com aspecto de casca de laranja surge.
5. Tratamento da Tuberculose
O tratamento para a tuberculose é complexo e preferencialmente deve ser realizado sob supervisão de um médico infectologista. O esquema inclui uma poliquimioterapia com medicamentos específicos e deve ser realizado por um longo período, normalmente por 6 meses.
Os medicamentos utilizados são a rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por 4 meses, seguidos da manutenção com rifampicina e isoniazida por 2 meses.
6. Vacina para a tuberculose: BCG
A vacina para a tuberculose é produzida com uma variação da bactéria Mycobacterium que infecta bovinos, por isso se chama Mycobacterium bovis. A vacina é disponibilizada gratuitamente para todas as crianças do território nacional e é essencial na prevenção de formas graves, possivelmente letais da doença.
Observação: caso não forme a famosa cicatriz do BCG, não é necessário a revacinação. Sempre converse com o seu infectologista quando tiver dúvida!