Influenza

Influenza

O que é o Influenza?

Quando falamos de influeza, muitas pessoas desconhecem do que se trata essa doença. Entretanto, tenho certeza que você conhece o nome mais famoso dessa condição: gripe.

A gripe é uma doença causada por uma série de vírus da família influenza, sendo uma das doenças mais antigas da humanidade, sendo relatada a mais de 5 séculos antes de cristo. 

Apesar de juntarmos todas as infecções cuasadas pelo inflenza como uma infecção respiratória comum chamada de gripe, existem diversos tipos de vírus influenza com maior e menor gravidade. 

Sabendo disso, quero te fazer uma pergunta:

Você sabe qual é a diferença dos vírus H1N1, H3N3 e H5N8?

Rotineiramente vemos nas manchetes dos jornais chamadas de reportagens alertando sobre possíveis pandemias causadas pelos vírus H1N1, H2N2 e etc…

Mas você sabe o que quer dizer cada uma dessas letras e números?

Essa nomenclatura se refere a uma divisão cientifica relativamente complexa e que gera muita dúvida na população. Tentarei te explicar de uma forma simplificada o que ela significa: Basicamente a diferença entre os números após a letra H e a letra N se referem a diferentes proteínas na membrana do vírus. Com isso, damos números diferentes para cada vírus a fim de identifica-los melhor.

Como ocorre a transmissão do vírus influenza?

A transmissão do vírus influenza rotineiramente ocorre de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva contaminadas com o vírus.

Sendo assim, você pode pegar influenza estando perto de uma pessoa doente, ou mesmo entrando em contato com locais onde uma pessoa infectada passou.

Um ponto que deve ser levado em conta, é que uma pessoa contaminada começa a espalhar o vírus 24 horas de manifestar qualquer sintoma.

De forma muito similar ao COVID, uma forma eficaz de se proteger contra o vírus é utilizando máscara e fazendo higiene da mão regularmente, seja com água e sabão, seja com álcool em gel.

Quais são os sintomas de influenza?

Geralmente os sintomas se iniciam com um quadro de febre, cansaço generalizado, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. Além disso, diarreia e vômitos também podem estar presentes.

Além do quadro clássico, uma série de sintomas inespecíficos podem ocorrer, como por exemplo dor de garganta, aumento da secreção nasal e até conjuntivite.

Em casos mais graves, o vírus influenza pode gerar pneumonia e insuficiência respiratória, levando inclusiva a quadros que necessitam de ventilação mecânica.

Como funciona a vacina para Influenza?

Como já te expliquei, existem vários viirus compondo a família de vírus infleza. Sendo assim, a vacina da gripe é composta por diferentes cepas do vírus influenza inativados, fragmentados e purificados.

Sendo assim, trata-se de uma vacina inativada, ou seja, incapaz de causar a doença.

Por fim, é importante lembrar que a proteção gerada pela vacina  desenvolve-se após cerca de 15 dias da vacinação e sua duração é de cerca de 6 meses a 1 ano. Como os títulos máximos de anticorpos, obtidos dentro de 1 a 2 meses após a vacinação. Sendo assim, logo após tomar a vacina, você ainda estará por alguns dias vulnerável a doença.

Quem deve receber a vacina da gripe?

A vacinação anual é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Apesar disso, no SUS geralmente a oferta de vacinas é limitada, aqueles que estão em maior risco de complicações devem ter prioridade.

Sendo assim, caso exista a possibilidade, é recomendado que todas as pessoas, inclusive crianças , recebam anualmente a vacina da gripe!

Infectologista em Curitiba

O médico infectologista é o especialista no tratamento das principais doenças infecciosas. Caso precise de atendimento em Curitiba ou queira uma consulta na forma online, clique no botão abaixo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja em vindo ao meu site! Me chamo Thatiane Nakadomari e sou especialista em infectologia!

Caso deseje agendar uma consulta, clique no botão a baixo!

Sumário

Posts que podem te interessar!

Cuidados com ferimentos

Cuidados com ferimentos: saiba o que fazer

Como infectologista, saliento a importância dos cuidados simples com ferimentos para prevenir complicações e promover uma recuperação rápida e segura. Pequenos gestos de cuidado podem

Infecções gestacionais

Infecções Gestacionais: cuidados na gravidez

Como infectologista, estou comprometida em fornecer informações atualizadas e conselhos sobre como navegar com segurança pelas preocupações com infecções durante a gravidez. Através de cuidados