O que é o herpes zóster?
O herpes zóster é uma doença infecciosa causada pelo mesmo vírus que causa a catapora. Entretanto, diferente da catapora, o Herpes Zóster tende a aparecer na idade adulta, geralmente através de bolhas vermelhas na pele, principalmente na região do tórax e da barriga, embora também possa afetar os olhos ou as orelhas.
Além de acometer principalmente adultos e idosos, o herpes zóster tem a característica de atingir especialmente pessoas que por algum motivo possuem o sistema imunológico mais enfraquecido.
Quer entender em detalhes tudo a respeito dessa doença? Então confira o post que preparei para você!
Quais são os sintomas de herpes zóster?
Os principais sintomas de herpes zóster são:
- Bolhas e vermelhidão que afetam apenas um lado corpo;
- Coceira no local afetado;
- Dor, formigamento ou queimação na região afetada;
- Febre baixa, entre 37 e 38ºC.
Pessoas que iniciam com esses sintomas devem procurar o quanto antes por atendimento médico, uma vez que o diagnóstico normalmente é feito com base na avaliação clínica das lesões na pele.
Herpes zóster é contagioso?
Sim!
Assim como a catapora, o Herpes Zóster é capaz de se espalhar para pessoas que tiveram contato com a doença. Apesar disso, vale ressaltar que apesar de ser contagioso, geralmente apenas pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas, além de pessoas com problemas de imunidade, contraem a doença.
Sendo assim, pessoas que já tiveram catapora quando estão em contato com uma pessoa com herpes zóster geralmente estão protegidas. Com exceção dos casos em que exista algum enfraquecimento do sistema imune.
Herpes zóster pode voltar?
Sim!
Mesmo que você já tenha tido catapora ou mesmo herpes zóster alguma vez, a doença pode aparecer novamente. Isso ocorre porque o vírus permanece ‘latente’, isto é, inativo no corpo por muitos anos.
Apesar disso, geralmente essa volta somente ocorre quando existe uma baixa na imunidade o vírus pode se replicar novamente provocando herpes zóster. Fortalecer os sistema imune pode ser uma boa estratégia de prevenção.
Quem tem maior risco
Como já te expliquei, o hérpes zóster tende a aparecer apenas em pessoas que apresentaram uma queda da imunidade. Sendo assim, as pessoas que têm maior risco para desenvolver herpes zóster são aquelas com:
Mais de 60 anos;
Doenças que enfraquecem o sistema imune, como AIDS ou Lúpus;
Tratamento de quimioterapia;
Uso prolongado de corticoides.
Como é feito o tratamento para Herpes Zóster?
O tratamento para herpes zóster é feito com orientação médica. Rotineiramente utilizamos remédios antivirais como o Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir para diminuir a multiplicação do vírus, diminuindo assim as bolhas, a duração e intensidade da doença.
Além disso, também pode ser necessária a utilização de analgésicos para aliviar a dor causada pelas bolhas.
Vale ressaltar que a eficácia do tratamento está diretamente ligada com o início precoce da medicação. Sendo assim, frente a suspeita de Herpes Zóster, procurar por atendimento médico rapidamente, é fundamental!